O que são as “Made up Needs”? Como podemos nos livrar delas?

Ultimamente veio até mim um termo que não sai da minha cabeça, “Made-up needs”, mas o que seria isso?

“Made-up needs” são as nossas necessidades criadas, são desejos fantasiados de necessidades, algo que deveria ser sentido mas na verdade foi criado, então não  é real,  como isso acontece? Será que você sofre de “Made-up needs”?

Todo dia ficamos ensopados pela chuva de publicidade de cai dos céus, está literalmente em todo lugar e desde crianças somos ensinados a ver e querer, por exemplo, quem nunca observou uma criança assistindo desenho e de repente começa um comercial assim que termina, a mesma olha para os seus pais e pede aquele produto? Minha sobrinha de 2 anos não pode ver ninguém comendo na Tv que já tem desejos (Made-up needs), ela pode ter acabado de comer mas acredita fielmente que está com “fome de sanduíche”. Como nos livrar de um hábito que temos desde crianças?

Perceber essa manipulação é o primeiro passo, temos que medir forças com as propagandas,  não acreditando nessas necessidades que querem impor à nós. Assistir menos TV e comerciais é um ótimo começo, uma dica que eu dou é instalar a extensão Ad Block no seu navegador (ele tira todas as propagandas da página, até aquelas antes dos vídeos no YouTube)  e quando encontrar alguma, não dar tanta atenção a mensagens que elas querem passar, consciência é a palavra chave.

No livro “A Little Book of Contentment” eles nos convida a fazer um exercício :

“Examine uma das suas necessidades criadas e pergunte a si mesmo por que ela é tão importante, e o que aconteceria se a deixasse de lado? Quão bom seria? Você teria mais tempo e espaço para se  concentrar ou criar algo? Ou menos estresse e menos coisas para fazer a cada dia? O que de ruim poderia ou pode acontecer? Quão provável isso pode acontecer? O que você pode fazer para contrariar isso?”

Eu botei na minha cabeça que iria comprar um celular novo, mesmo o meu funcionando bem, no máximo a bateria dele que estava muito viciada, então decidi que ia comprar outro, ele seria inferior ao meu recente mas seria novo, né? um clássico “MADE UP NEED”, vamos lá então:

É tão importante? Não, o meu celular ainda funciona.

O que aconteceria se a deixasse de lado? Nada. (e realmente não aconteceu nada), na verdade, comecei a usá-lo apenas quando necessário, me desapeguei a abrir  redes sociais toda hora.

Quão bom seria? Você teria mais tempo e espaço para se  concentrar ou criar algo? No caso eu tive mais dinheiro já que não comprei um novo e como disse, menos tempo gasto olhando redes sociais = mais tempo produzindo.

O que de ruim poderia ou pode acontecer? Quão provável isso pode acontecer? Meu celular descarrega muito rápido as vezes está com 20% e já morre ou seja, fico incomunicável.

O que você pode fazer para contrariar isso? Vou trocar a bateria dele! Deixarei de gastar uns mil e pouco com um celular novo e gastarei no máximo 150 pra tocar.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s