O que são as “Made up Needs”? Como podemos nos livrar delas?

Ultimamente veio até mim um termo que não sai da minha cabeça, “Made-up needs”, mas o que seria isso?

“Made-up needs” são as nossas necessidades criadas, são desejos fantasiados de necessidades, algo que deveria ser sentido mas na verdade foi criado, então não  é real,  como isso acontece? Será que você sofre de “Made-up needs”?

Todo dia ficamos ensopados pela chuva de publicidade de cai dos céus, está literalmente em todo lugar e desde crianças somos ensinados a ver e querer, por exemplo, quem nunca observou uma criança assistindo desenho e de repente começa um comercial assim que termina, a mesma olha para os seus pais e pede aquele produto? Minha sobrinha de 2 anos não pode ver ninguém comendo na Tv que já tem desejos (Made-up needs), ela pode ter acabado de comer mas acredita fielmente que está com “fome de sanduíche”. Como nos livrar de um hábito que temos desde crianças?

Perceber essa manipulação é o primeiro passo, temos que medir forças com as propagandas,  não acreditando nessas necessidades que querem impor à nós. Assistir menos TV e comerciais é um ótimo começo, uma dica que eu dou é instalar a extensão Ad Block no seu navegador (ele tira todas as propagandas da página, até aquelas antes dos vídeos no YouTube)  e quando encontrar alguma, não dar tanta atenção a mensagens que elas querem passar, consciência é a palavra chave.

No livro “A Little Book of Contentment” eles nos convida a fazer um exercício :

“Examine uma das suas necessidades criadas e pergunte a si mesmo por que ela é tão importante, e o que aconteceria se a deixasse de lado? Quão bom seria? Você teria mais tempo e espaço para se  concentrar ou criar algo? Ou menos estresse e menos coisas para fazer a cada dia? O que de ruim poderia ou pode acontecer? Quão provável isso pode acontecer? O que você pode fazer para contrariar isso?”

Eu botei na minha cabeça que iria comprar um celular novo, mesmo o meu funcionando bem, no máximo a bateria dele que estava muito viciada, então decidi que ia comprar outro, ele seria inferior ao meu recente mas seria novo, né? um clássico “MADE UP NEED”, vamos lá então:

É tão importante? Não, o meu celular ainda funciona.

O que aconteceria se a deixasse de lado? Nada. (e realmente não aconteceu nada), na verdade, comecei a usá-lo apenas quando necessário, me desapeguei a abrir  redes sociais toda hora.

Quão bom seria? Você teria mais tempo e espaço para se  concentrar ou criar algo? No caso eu tive mais dinheiro já que não comprei um novo e como disse, menos tempo gasto olhando redes sociais = mais tempo produzindo.

O que de ruim poderia ou pode acontecer? Quão provável isso pode acontecer? Meu celular descarrega muito rápido as vezes está com 20% e já morre ou seja, fico incomunicável.

O que você pode fazer para contrariar isso? Vou trocar a bateria dele! Deixarei de gastar uns mil e pouco com um celular novo e gastarei no máximo 150 pra tocar.

 

Acompanhe as novidades do blog pelo Facebook.

 

 

 

 

Anúncios

Autor: Namastreta

Queria poder me definir aqui, mas estou em constante mudança.

Uma consideração sobre “O que são as “Made up Needs”? Como podemos nos livrar delas?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s